TURISMO E TECNOLOGIA: UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE
DESBRAVADOR EM PEQUENOS HOTÉIS
Edilson
Luis Fernandes
Bacharel
em Turismo e Meio Ambiente – UNESPAR
edilsonluis@gmail.com
Resumo
O trabalho foi realizado em um
meio de hospedagem na cidade de Campo Mourão. O empreendimento é o Hotel Campo
Palace. Esse hotel como outros de médio porte da citada cidade, teve
resistência a adquirir o sistema que auxiliasse o desempenho das atividades
desenvolvidas na recepção do hotel. O tema central desse trabalho é voltado
para a importância de buscar informaçõe sobre novas tecnologias para agilizar
as atividades hoteleiras. O Software Desbravador
é a ferramenta utilizada no hotel. Esse artigo apontará os motivos pelos quais
esse sistema foi adquirido e suas vantagens perante o mercado hoteleiro de
Campo Mourão.
Palavras-chave: Turismo, Software Desbravador;
Tecnologia em Campo Mourão.
TOURISM
AND TECHNOLOGY : DESBRAVADOR USE OF THE SOFTWARE IN SMALL HOTELS
Abstract
The
work was done in a way to stay in the city of Campo Mourao . The project is the
Hotel Campo Palace . This hotel as other mid-size of said city had resistance
to purchase the system that would help the performance of activities at the
front desk . The central theme of this work is focused on the importance of
seeking information Do on new technologies to streamline hotel activities . The
Pathfinder Software is the tool used in the hotel. This article will point the
reasons why this system was purchased and its advantages to the hotel market in
Campo Mourao .
Keywords: Tourism, Pathfinder Software; Technology in Campo Mourão
A
administração familiar nos hotéis tem desenvolvido um importante papel na
economia brasileira, 87% dos hotéis no Brasil são administrados por seus
familiares e 17% está ligado às redes hoteleiras. Atualmente os hotéis de
gerenciamentos familiares encontraram desafios em relação à concorrência,
optaram por reduzirem gastos demitindo seus funcionários, a aderirem modelos de
gestões competitivas. (BOCATO, 2013).
Na área da
tecnologia da informação voltada para as empresas de negócios, os três
principais equipamentos que se devem investir em busca de qualidade
organizacional é: o Hardware, que são
os computadores, impressoras, em resumo os equipamentos eletrônicos; o Software, que é o processamento de
dados, são todas as informações armazenadas no computador e o Humanware, que são os colaboradores da
empresa. (CASTELLI, 2003).
Partindo
do pressuposto que já exista investimento nos outros dois equipamentos o hardware e humanware, as empresas
necessitam de informações sobre os softwares
pelos quais confiarão as informações dos seus hóspedes, muitos desses
proprietários ou gerentes desconhecem a tecnologia desenvolvida para ser
utilizada no dia-a-dia dos profissionais da hotelaria, justificando o não
investimento nessa área.
A falta de conhecimento na utilização dos programas
computacionais, faz com que os gestores de hotéis não visualizem a tecnologia
da informação como uma ferramenta capaz de auxiliar no processo decisório
diário e cumprir propósitos estratégicos, acredita-se que as ferramentas são
utilizadas muitas vezes apenas para tarefas simples (administrativas e
operacionais), não sendo reconhecida a amplitude do seu valor competitivo entre
as empresas (TERENCE, 2004).
A
tecnologia da informação está presente para agilizar os arquivamentos de dados,
obter resultados precisos, traçar metas, gerenciar resultados e auxiliar a
recepção. (MORAES, 2004). O Desbravador, por exemplo, é um programa que prevê
ações rotineiras de fechamentos de contas, de gerenciamentos de estoques e
financeiros, outro software desenvolvido é o Queóps Cosmos que possui ferramentas semelhantes e o PentHotel que tem sua utilização voltada
para a administração da recepção do hotel. Todos permitem a instalação no
sistema Windows.
Sabendo
disso, o trabalho buscou fazer uma análise sobre o mercado de hotéis de Campo
Mourcou partindo do pressuposto de que a utilização do Software Desbravador pode melhorar o
desempenho dos serviços realizados nos meios de hospedagem e dos profissionais
da hotelaria em geral.
As hipóteses é que devido a falta de conhecimento
para manipular o software Desbravador
compromete sua utilização; e também a baixa demanda de hóspedes torna
desnecessário a utilização do software
Desbravador. O artigo teve como objetivo geral analisar a utilização do
software Desbravador em um empreendimento hoteleiro na cidade de Campo
Mourão/PR. Tendo como objetivos específicos: Verificar as possibilidades e
limites da utilização do software; Identificar os meios de registros de dados
no empreendimento; e Propor estratégias de utilização de tecnologia para
registros de dados.
O trabalho justifica-se, pois considrendo que o
turismo é um fenômeno socioeconômico que consiste no deslocamento temporário e
voluntário de um ou mais indivíduos que, por uma complexidade de fatores, que
envolvem a motivação humana, saem do seu local de residência habitual para
outro, gerando múltiplas inter-relações de importância cultural, socioeconômica
e ecológica entre os núcleos emissores e receptores. (BRASIL, 2015)
A complexidade de
fatores está relacionada a diversas motivações como: negócios, eventos, férias,
lazer, economia, clima, feiras, culturas, enfim, diversos anseios e
necessidades. (RIBEIRO, 2014). Para o atendimento a tais necessidades os locais
destinos devem dispor de infraestrutura, equipamentos e serviços para atender a
demanda de turistas. Os hotéis representam parte do atendimento dessas
necessidades.
Esses estabelecimentos
geralmente estão localizados dentro das cidades, na zona urbana e próximos a
lugares como: restaurantes, teatros, supermercados, facilitando o acesso dos
hóspedes a outros meios necessários para sua estada. (BRASIL, 2015).
A importância dos
hotéis para o setor faz parte de um mecanismo essencial, de um sistema de
serviço à disposição da atividade turística, e que tem evoluído de forma a
constituir uma organização complexa, que requer administração técnica e
especializada. (TACHIZAWA, 2013).
Além disso, a atividade
está ligada diretamente ao fator econômico, à concentração urbana, às
facilidades de comunicação e ao desenvolvimento dos transportes, da divulgação
da questão ecológica, cultural, política e socioeconômica, fatores que o
diferenciam frente a outras atividades.
No ano de 2012, o setor
do turismo no Brasil ocupava a 6ª posição em geração de renda entre os países
das Américas, Europa e Ásia. Com essa colocação no ranking de faturamentos,
investir em infraestrutura, qualificar mão de obra, aumentar a competitividade
no setor e incentivar o turismo como um todo será de grande importância para
toda a sociedade (BRASIL, 2013). Portanto, o investimento em equipamentos
turísticos é inevitável.
Na atualidade alguns
meios de comunicação se tornam essenciais para o turismo, como a internet, que
disponibiliza informações de variados lugares, facilita a compra de bens e
produtos, para atender as motivações humanas que são diversas.
Neste sentido, o uso desta ferramenta torna-se útil por propiciar
agilidade na informação e influenciar na decisão por visitar determinado lugar,
favorecendo a realização de viagens e a oportunidade de se conhecer novos
lugares e pessoas, novas realidades geográfica e novas culturas.
A
internet, a tecnologia aliada ao desenvolvimento do turismo. Com diferentes
ramificações, a tecnologia de informatização nos hotéis assume grande
importância, apresentando instrumento capaz de propiciar competitividade
necessária ao crescimento empresarial. A administração de recursos materiais,
financeiros e humanos pode ser realizada com maior rapidez e precisão. Dentre
as tecnologias de informação disponíveis no mercado está o software Desbravador.
O
software Desbravador é bastante
utilizado nos hotéis do Brasil, que possui unidades instaladas em Chapecó – SC,
Foz do Iguaçu – PR, São Paulo – SP e Buenos Aires – Argentina, possui também
diversos outros escritórios espalhados pelo Brasil. O software disponibiliza
ferramentas para registrar e gerenciar os dados dos mais diversos setores do
hotel. (HOFFMANN, OLIVEIRA e ZEFERINO, 2012).
Um
dos atrativos do Desbravador é o check-in
e check-out ágil, e sua plataforma de reservas agiliza a hospedagem, pois
seus dados são registrados antes mesmo dos hóspedes chegarem ao destino, logo,
com dois cliques os dados dos mesmos são lançados nos devidos apartamentos que
serão locados.
O
sistema também oferece ferramentas para controle de estoques de produtos, de
caixas, de registros de telefonemas dos apartamentos e de notas fiscais. Nesse
sentido, torna-se importante a pesquisa desta tecnologia (software Desbravador), para fins de entender as percepções sobre o
uso dela, identificar o seu desempenho, analisar se o investimento na
tecnologia de informação é benéfico para o setor. Além de ressaltar a
importância desse software para os
profissionais e gestores que atuam com turismo e principalmente nos meios de
hospedagem.
A
pesquisa foi realizada em apenas um hotel localizado no município de Campo
Mourão no estado do Paraná, Brasil. O empreendimento é considerado uma empresa
de pequeno porte, ele utiliza o Software Desbravador. O hotel é
classificado dessa forma, por ser uma organização administrada por uma única
pessoa. No caso, as competências decisórias ficam a cargo do proprietário, isto
é, não são delegadas a subordinados, tudo fica sob o peso de sua gestão
centralizada e de sua própria avaliação (GONÇALVES e KOPROWSKI, 1995)
A
cidade de Campo Mourão, situada na mesorregião centro ocidental paranaense, com
extensão territorial de 757,11 km². O município possui uma população estimada
em 92.930 habitantes (IPARDES, 2015), está distante cerca de 460 km
(quilômetros) de Curitiba, capital do Estado do Paraná. As principais formas de
acesso ocorrem por via terrestre a Campo Mourão, via BR-158 Pato Branco/Campo
Mourão; BR-487 Guaíra/Campo Mourão; BR-369 Cascavel/Campo Mourão; BR-487 Ponta
Grossa/Campo Mourão e PR-317 Maringá/Campo Mourão. Todos esses acessos são
considerados portões de entrada de turistas a cidade (PARANÁ, 2015).
Atualmente
o Paraná possui 14 regiões turísticas, o objetivo é abranger determinadas
regiões com roteiros, de forma a complementar os atrativos, os serviços e os
segmentos de distintas cidades fazendo que não haja turismo em um único
município. Dessa forma, o objetivo também é ampliar o mercado turístico e
beneficiar um maior número de atores locais (PARANÁ, 2009).
O
município de Campo Mourão é pertencente à Região Turística: Roteiros da COMCAM
(Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) Nessa comunidade existem
aproximadamente 25 municípios e o objetivo da COMCAM é fortalecer a aliança
entre os poderes públicos e privados e a comunidade, visando planejar e
promover as regiões mais isoladas, buscando um maior aproveitamento de recursos
financeiros para toda a região, estruturando os destinos turísticos,
qualificando mão de obra e se tornar mais competitivo perante o mercado.
A COMCAM realiza uma festa anual para
promover e atrair turistas para as cidades pertencentes a esta comunidade, com
objetivo de favorecer a divulgação das cidades, dentre elas encontra-se Campo
Mourão com seus atrativos naturais e culturais, com destaque para a gastronomia,
formado pela tradicional Festa Nacional do Carneiro no Buraco, fomentando a
atração de turistas.
No
primeiro momento foi realizada a pesquisa bibliográfica, feita a partir do
levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos
e eletrônicos, como: como livros, revistas, artigos científicos, páginas
eletrônicas [...] (FONSECA, 2002). No segundo momento será realizada pesquisa
de campo utilizando as técnicas de pesquisa de observação sistemática:
“Este tipo de observação é mais usado
quando é necessário fazer uma descrição estruturada de uma tarefa ou verificar
hipóteses de causas para determinados fenômenos. A principal diferença em
relação à observação assistemática é aqui o observador sabe quais aspectos da
atividade [...] são importantes para o objetivo da pesquisa, criando um roteiro
específico antes do início do levantamento de dados.” (CARVALHO, 2006).
A observação
sistemática é um método utilizado para compreender como funciona uma
determinada atividade ou tarefa. O pesquisador observa as etapas de um
processo, as ferramentas utilizadas, às dificuldades que aparecem, as conversas
e resultados do trabalho.
Foi
realizada a entrevista com o apoio do formulário para a coleta de informações
do objeto de estudo. A entrevista é definida como:
“Técnica em que o investigador se
apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de
obtenção dos dados que interessam à investigação. A entrevista é, portanto, uma
forma de interação social. Mais especificamente, é uma forma de diálogo
assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta
como fonte de informação.” (GIL, 2008).
O formulário é o nome dado geralmente a uma série de perguntas que são estipuladas por um
entrevistador, o mesmo tem o contato direto com o entrevistado.
“Quando a entrevista é totalmente
estruturada, com alternativas de resposta previamente estabelecidas,
aproxima-se do questionário. Alguns autores preferem designar este procedimento
como questionário por contato direto. Outros autores (GOODE e HATT, 1969;
NOGUEIRA, 1968; TRUJILLO FERRARI , 1970), por sua vez, vêem neste procedimento
uma técnica distinta do questionário e da entrevista, e o designam como
formulário. “(GIL, 2008)
A partir das aplicações desses instrumentos foram
obtidos os dados sobre os serviços prestados aos hóspedes, a verificação da
utilização do software Desbravador no
desempenho do trabalho dos colaboradores do hotel.
A
pesquisa apontou que o Software é relevante para hotel, no entanto, necessita
de mão de obra qualificada para utiliza-lo. Apesar de agilizar os processos
corriqueiros de uma recepção, manter os dados armazenados de fácil acesso, ou
seja, utiliza-lo de forma operacional, os proprietários desse empreendimento
não confia na sua segurança.
Mesmo utilizando o
caixa do sistema, outro caixa é feito manualmente, inclusive a planilha de
reservas. Pois acreditam que se o programa perder os dados eles terão as mesmas
informações arquivadas em “papel”.
Outro ponto observado é
que o Software não é utilizado de forma efetiva, ou seja, não é baseado nele
que se tomam decisões de investimentos em setores, logo, gerenciamentos
estratégicos, não o usa para reconhecer antecipadamente divergências em caixas,
estoques ou qualquer outro problema.
É
necessário que haja mais informações sobre esse Software que assim os
microempresários possam investir nesse produto e confiar na sua potencialidade.
O Software Desbravador foi desenvolvido para agilizar, no entanto,
existe resistência para a sua utilização. Dúvidas referentes a suas ferraentas
pode proporcionar o descrédito necessário que haja mais informações sobre esse
Software que assim os microempresários possam investir nesse produto e confiar
na sua potencialidade.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, José Vicente de. Turismo – Fundamentos e dimensões. São Paulo: Editora Ática, 1995.
BARRETO, M. Discutindo o ensino universitário de Turismo. Campinas: Papirus, 2004.
BOCATO. Francisco; GRACIANO, Rafael Ximenes. Gestão familiar na hotelaria: realidades e perspectivas.Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 5, n. 9, jul./dez. 2013
BRASIL. Dados e Fatos. 2015. Ministério do Turismo. Disponivel em: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/dadosefatos/espaco_academico/glossario/index.html
> Acessado dia 24/09/15.
CAVALCANTI, F. E. M. Qualidade dos Serviços em Hotelaria: uma aplicação da escala de Serviços. RN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1997
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisas. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, A.; koprowski, S.O. (1995). Pequena empresa no Brasil. São Paulo: Imprensa
Oficial do Estado: Editora da Universidade de São Paulo.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. 2015. Disponivel em: < http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=202> Acessado dia 03/11/015.
HOFFMANN, Rosa Cristina; OLIVEIRA, Patricia Santos Marcondes; ZEFERINO, Renato Zanelato. Utilização Estratégica dos Sistemas de Informações Gerenciais no Ramo Hoteleiro da Cidade de Ponta Grossa – Paraná. V.4, Nº1. Revista de Engenharia e Tecnologia ISSN 2176-7270. Paraná: Faculdade Santa Amélia, 2012.
MORAES; Giseli Diniz de Almeida, et. al. A Tecnologia Da Informação Como Suporte À Gestão Estratégica Da Informação Na Pequena Empresa. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação . Vol.1. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.
MTUR. 2013. Disponivel em: < http://www.turismo.gov.br/busca.html?searchword=turismo%20%C3%A9&ordering=newest&searchphrase=all&limit=20 > Acessadoa dia 01/11/15
MTUR. 2015 FERIADOS PROLONGADOS. Disponivel em: < http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/5635-finados-%C3%A9-o-segundo-feriado-que-mais-movimenta-a-economia,-revela-estudo.html > Acessado dia 01/11/15.
RIBEIRO, Angelina Sena Carrapatoso. As Motivações Turísticas dos Hóspedes de Negócio em Hotéis de Campo Mourão – Paraná. Paraná: UNESPAR, 2014.
ROSA, Alex Silveira da. Et.al. Um Sistema para Gerenciamento de Hotéis de Pequeno Porte. RS: Faculdade de Tecnologia SENAC RS (FATEC/RS).
SECRETARTIA DO TURISMO. Governo do Estado do Paraná. Orientações Práticas às Instâncias de Governança de Turismo do Paraná. Paraná: Sebrae, 2009.
TACHIZAWA, Takeshy. Et. al. (O uso de tecnologias da informação em hotéis de pequeno porte: um estudo multicaso. Organizações em contexto, São Bernardo do Campo, ISSNe 1982-8756 • Vol. 9, n. 17. SP: FECCAMP, 2013
TERENCE, Ana Claudia Fernandes. At al. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Vol. 1, No. 1, 2004. São Carlos/SP. Tecnologia da Informação Como Suporte à Gestão Estratégica da Informação na Pequena Empresa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.