Buda

"A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que Você acredita, torna-se realidade."
Boa leitura

Vitórias

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem, derrotas que matam, outras que despertam." Antoine de Saint-exupéry
"Gosto da sinceridade das horas que não falamos absolutamente nada. Só assim tudo é dito em absoluto." (CLARICE FREIRE)

Se sentindo romântico

"Mesmo que o tempo me leve a lugares distantes e me faça esquecer parte da minha vida. Haverá sempre lembranças de você. Prometi guarda-la em minha alma e não no meu coração, porque um dia meu coração deixará de bater, mas minha alma jamais deixará de existir..."

Turismólogo

Turismólogo
Este profissional pode assumir o papel de empreendedor, gestor e administrador, integrando todas as atividades do setor de turismo. Poderá atuar ainda em empreendimentos de turismo, na organização e administração de empresas e empreendimentos turísticos, no planejamento e execução de projetos de turismo regional, nacional e internacional, na programação e organização de atividades de lazer, na docência de cursos profissionalizantes de Turismo, na identificação e avaliação de potencial turístico. No decorrer do curso são desenvolvidos programas de qualidade voltados para o turismo, visando à satisfação do consumidor, à preservação do meio ambiente, à qualidade de vida das populações regionais, ao desenvolvimento sustentável, à formação de mão-de-obra qualificada. O profissional pode atuar em setores de empresas públicas ou privadas, relacionados ao turismo e meio ambiente, empresas de turismo e meio ambiente, escolas, universidades. (UNESPAR/CAMPUS CAMPO MOURÃO, 2014)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

UNESPAR – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ
TURISMO E MEIO AMBIENTE – 3º ANO
DISCIPLINA: PATRIMONIO CULTURAL
PROFESSORA: JULIANA TEIXEIRA

ACADEMICO: EDILSON LUIS FERNANDES

Relatório da visita ao Museu de Campo Mourão na Semana Nacional dos Museus

            No dia 13 de maio a turma de Turismo e Meio Ambiente do terceiro ano da UNESPAR visitou o museu de Campo Mourão com intuito de conhecer um pouco mais sobre a história dos pioneiros, seus costumes, logo, conhecerem um pouco mais da cidade que residem. A visita ao museu fora realizada na data citada anteriormente, porque de 13 à 16 maio é realizado o evento comemorativo da semana do museu. A Juliana que é Professora da disciplina de Patrimônio Cultural provavelmente achou conveniente que os futuros Turismólogos conhecessem um pouco mais dessa história.
Fonte: wibajucm.blogspot.com.br
            Bem, ao chegarem ao museu que está localizado na Av. Cap. Índio Bandeira, área central, os acadêmicos foram recepcionados pela Sra. Edina Simionato, que é funcionária publica, concursada pela FUNDACAM e que atua como coordenadora do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, há mais de 19 anos. A Sra. Edina fora muito simpática para com todos os presentes nesse dia. Muito educada e inteligente, ajudou com que os acadêmicos absorvessem o máximo possível da história dos pioneiros e da evolução que a cidade de Campo Mourão obteve.
            Enfim, chegando ao museu os acadêmicos foram direcionados para pequenas galerias onde estavam expostas algumas makets de casas de madeiras, também a antiga rodoviária e delegacia. Estavam expostos alguns discos de vinis, fotografias de casas antigas, muitas delas inclusive ainda existem. Observaram também coleções de ferros de passarem roupas (pesados demais), alguns rádios, uniformes de prefeitos, retratos, óculos, enfim, diversos utensílios utilizados pelos ancestrais Mourãoenses.
            Após conhecerem as pequenas e minúsculas galerias de exposições, tiveram a oportunidade de ouvir os anseios da Coordenadora Edina Simionato, ela, como citou, é feliz com o trabalho que desenvolve, já escreveu diversos livros e sonha com a valorização dessas relíquias que se encontram guardadas no museu, a valorização dada por meio de respeito dos visitantes para com seus antepassados. Ela em resposta a pergunta da Professora Juliana, disse que o tombamento do Museu trouxe pontos positivos para com a preservação das memórias ali guardadas, como por exemplo, o apoio financeiro dos órgãos competentes, ou seja incentivo fiscal, a fixação das galerias e do próprio local, porém, a cada ano que passa o museu torna-se menos para comportar tantos utensílios, e de acordo com a lei a estrutura de um imóvel tombado não pode ser alterado, logo, devem se manter como estão.
            A finalização da visita se deu após os acadêmicos assistirem um curto documentário, sobre o surgimento da cidade de Campo Mourão intitulado: “Assim nasce uma cidade”. Em seguida, cada acadêmico ganhou um livro de autoria da Sra. Edina Simionato.

            

Nenhum comentário:

COMO DAR PRAZER AS MULHERES

COMO DAR PRAZER AS MULHERES
Coisas simples que dão prazer as mulheres