Buda

"A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que Você acredita, torna-se realidade."
Boa leitura

Vitórias

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem, derrotas que matam, outras que despertam." Antoine de Saint-exupéry
"Gosto da sinceridade das horas que não falamos absolutamente nada. Só assim tudo é dito em absoluto." (CLARICE FREIRE)

Se sentindo romântico

"Mesmo que o tempo me leve a lugares distantes e me faça esquecer parte da minha vida. Haverá sempre lembranças de você. Prometi guarda-la em minha alma e não no meu coração, porque um dia meu coração deixará de bater, mas minha alma jamais deixará de existir..."

Turismólogo

Turismólogo
Este profissional pode assumir o papel de empreendedor, gestor e administrador, integrando todas as atividades do setor de turismo. Poderá atuar ainda em empreendimentos de turismo, na organização e administração de empresas e empreendimentos turísticos, no planejamento e execução de projetos de turismo regional, nacional e internacional, na programação e organização de atividades de lazer, na docência de cursos profissionalizantes de Turismo, na identificação e avaliação de potencial turístico. No decorrer do curso são desenvolvidos programas de qualidade voltados para o turismo, visando à satisfação do consumidor, à preservação do meio ambiente, à qualidade de vida das populações regionais, ao desenvolvimento sustentável, à formação de mão-de-obra qualificada. O profissional pode atuar em setores de empresas públicas ou privadas, relacionados ao turismo e meio ambiente, empresas de turismo e meio ambiente, escolas, universidades. (UNESPAR/CAMPUS CAMPO MOURÃO, 2014)

terça-feira, 12 de agosto de 2014

TURISMO EM PARANAGUÁ - PATRIMÔNIO CULTURAL

PATRIMÔNIO CULTURAL - PARANAGUÁ - PR - BRASIL


Bandeira de Paranaguá - PR
Brasil
Paranaguá fica localizada no litoral do estado do Paraná. Está a 548 km de Campo Mourão e a 95 km da Capital Curitiba. Segundo o Dicionário Informal (2014), o nome “Paranaguá” é de origem Tupi-Guarani e tem como significado “enseada do rio Grande ou do mar”. 

Quanto ao seu povoamento se deu no litoral do estado, começando por volta de 1550, na ilha da Cotinga. Um fato marcante para Paranaguá foi a visita de D. Pedro II, em 1880, para o lançamento da pedra fundamental do edifício da Estação Ferroviária. A estrada de ferro foi construída em 02 de fevereiro de 1885 e até hoje é motivo de grande orgulho na engenharia nacional. Vale salientar que a cidade também é lembrada pela culinária local, como o Barreado, por suas apresentações de danças “Fandango” e por suas belezas naturais e é claro, cultural. 

Em 1935 Paranaguá ganhou o porto Dom Pedro II, que mudou o perfil econômico da região, sendo considerado o segundo maior em volume de exportações e o primeiro da América Latina em movimentação de grãos. (PREFEITURA DE PARANAGUÁ, 2014). 

Quanto ao reconhecimento do Patrimônio Cultural, a prefeitura da cidade divulga em seu domínio os detalhes dos tombamentos já realizados.
Alfandega de Paranaguá
Fonte: Patrimônio Cultural do Paraná, 2014
A Alfândega de Paranaguá é um dos exemplos citados acima. A mesma está localizada na Praça Ubaldino do Amaral. Sua Inscrição Tombo é 121-II e o processo é de número 23/90 e por fim, a data da Inscrição é de 08 de novembro de 1.999. O motivo do tombamento se deu a fim de instalar um Centro de Cultura, com Museu e Biblioteca, além da preservação o imóvel promovendo a sua restauração. 

O Colégio dos Jesuítas, que tem sua inscrição Tombo 37-II, seu processo é de número 38/72, a data da inscrição é de 01 de março de 1.972, estando localizada na rua XV de Novembro Paranaguá.
Colégio dos Jesuítas
Fonte: Patrimônio Cultural do Paraná, 2014
Diferente da Alfândega que foi citada anteriormente, o Colégio Jesuíta não é pertencente à Prefeitura. A mesma é de propriedade da Universidade Federal do Paraná. (PATRIMÔNIO CULTURAL, 2014)

Outro patrimônio é a Casa Elfrida Lobo, que está situada no centro de Paranaguá. Sua construção deu-se no final do século XIX e início do século XX. Atualmente o casarão pertence à Prefeitura Municipal de Paranaguá, tendo a denominação “Casa Elfrida Lobo”, Lobo, o sobrenome se deu devido à família que residiu por mais de três gerações no local. Quanto à figura dessa família, a mesma tinha prestigio na sociedade parnanguara e se destacou pela preocupação da conservação do imóvel. 
Casa Elfrida Lobo
Fonte: Patrimônio Cultural do Paraná, 2014
Localizada na Rua Dr. Leocádio, no cruzamento com a Rua Fernando Simas, a Casa Elfrida tem sua Inscrição Tombo 120-II, o processo é de número 21/90, a data da Inscrição é 08 de novembro de 1.999 e como já citado, a mesma pertence à prefeitura de Paranaguá. 

Já a Casa de Monsenhor Celso, pelo decreto n° 693, de 18 de janeiro de 1973, foi dada tal denominação, incorporando ao patrimônio municipal, e o Decreto n° 694 o destinou para a sede do Conselho Municipal de Cultura.
Casa Monsenhor Celso
Fonte: Patrimônio Cultural do Paraná, 2014







A edificação de um só pavimento em alvenaria de pedra com cobertura em três águas. Na parte frontal quatro portas almofadadas enquadradas por requadros em cantaria, encimada por vergas encurvadas. Lateralmente há duas portas e quatro janelas, estas em sistemas de guilhotinas, divididas em quadrículos, requadros em cantaria, vergas arqueadas, descreve o site do Patrimônio Cultural do Paraná (2014).

Outro patrimônio tombado é o Crucifixo Processional que está localizado na Igreja da Irmandade de São Benedito, à Rua Conselheiro Sinimbú, Paranaguá. O mesmo é um exemplar de artesanato sacro confeccionado em prata lavrada. Mede 0,82 m de altura.


Crucifixo Processional
Inscrição Tombo 08-II
Processo Número 222-08/66
Data da Inscrição: 26 de janeiro de 1.966
Proprietário: Particular - Irmandade de São Benedito
Fonte: Patrimônio Cultural, 2014


ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PARANAGUÁ
Inscrição Tombo 108-II

Processo Número 11/90


Data da Inscrição: 14 de dezembro de 1.990


Endereço: Praça Amirante Tamandaré


Proprietário: Particular - Rede Ferroviária Federal S.A.


FONTE, LOCALIZADA JUNTO AO RIO ITIBERÊ EM PARANAGUÁ, TAMBÉM CHAMADA DE FONTE VELHA
Inscrição Tombo 04-II

Processo Número 222-04/64


Data da Inscrição: 26 de janeiro de 1.964


Localização: Rua Pêssego Júnior – Paranaguá

Após o tombamento, a prefeitura de Paranaguá deu partida ao trabalho de restauração de seu mais antigo monumento, de características nitidamente coloniais, implantando a seu redor um parque em cuja extremidade há um espelho d”agua simbolizando o Rio Itiberê, que antes dos aterros levados a termo chegava até lá. A fonte integra o Centro Histórico e é carinhosamente apelidada de “Fontinha” pela população.



FORTALEZA N. S DOS PRAZERES - OUTRA DESIGNAÇÃO FORTALEZA DA BARRA
Inscrição Tombo 38-II

Processo Número 39/72


Data da Inscrição: 01 de março de 1.972


Localização: Rua Ilha do Mel – Paranaguá


Proprietário: Patrimônio da União - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN
Em 1734, o então governador, capitão-mor Anastácio Freitas Trancoso mandou instalar uma peça de artilharia na barra, para evitar a passagem de qualquer embarcação cujo acesso fosse indesejável. A necessidade da construção de um forte, que se fazia sentir desde a fundação da colônia do Sacramento, mais e mais se tornava premente, ante a crescente tensão entre Portugal e Espanha. 



IGREJA DA IRMANDADE DE SÃO BENEDITO

Inscrição Tombo 02-II

Processo Número 222-02/62


Data da Inscrição: 04 de novembro de 1.962


Localização: Rua Conselheira Sinimbu – Paranaguá


Proprietário: Particular - Irmandade de São Benedito


ILHA DO MEL
Inscrição Tombo 11-I 

Processo Número 56/75 


Data da Inscrição: 016 de maio de 1.975


Localização: Baía de Paranaguá – Paranaguá


PROPRIETÁRIO: Patrimônio da União


INSTITUTO DE EDUCAÇÃO Dr. CAETANO MUNHOZ DA ROCHA
Inscrição Tombo 112-II

Processo Número 22/90


Localização: Rua João Eugênio, esquina com Rua Comendador Correia Júnior


Proprietário: Município de Paranaguá

O Instituto de Educação de Paranaguá é considerado um dos colégios modelos do Paraná, além de representar uma parcela da história dessa cidade.


ORIGINAIS DA OBRA MEMÓRIA HISTÓRICA DA CIDADE
Inscrição Tombo 144-II

Processo Número 01/2002


Data da Inscrição: 17 de dezembro de 2.003


Localização: Rua 15 de Novembro N.º 603


Proprietário: Particular - Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá
O livro tornou-se fonte indispensável de pesquisa para sucessivas gerações de pesquisadores da história do Paraná. Os originais manuscritos e ilustrados pelo autor, pelo seu valor histórico e documental, como testemunho material de um modo peculiar de fazer livros e sistematizar o conhecimento, passam a integrar os bens de valor cultural tombados pelo Estado do Paraná.



PRÉDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL - ANTIGO PALÁCIO VISCONDE DE NÁCAR
Inscrição Tombo 16-II

Processo Número 016/66


Data da Inscrição: 22 de dezembro de 1.966


Localização: Rua Visconde de Nácar N.º 33


Proprietário: Prefeitura Municipal de Paranaguá

SERRA DO MAR - PORÇÃO TERRITORIAL NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ
Inscrição Tombo 17-I 

Processo Número 001/86 


Data da Inscrição: 13 de agosto de 1.986


SETOR HISTÓRICO DE PARANAGUÁ
Inscrição Tombo 109-II

Processo Número 17/90


Data da Inscrição: 22 de dezembro de 1.990


Localização: área central

A partir da data do tombamento do Centro Histórico de Paranaguá, toda e qualquer intervenção em edificações situadas na poligonal que define, bem como seu entorno, só será permitida depois de ouvidos os órgãos competentes, incluídos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na esfera federal, e as instituições estaduais e municipais diretamente relacionadas com o assunto.



REFERÊNCIAS


PREFEITURA DE PARANAGUÁ. Disponível em: < http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/a-cidade/historia>Acessado em 11 de Agosto de 2014.

PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARANÁ. Disponível em:< http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/municipio.php > Acessado em 11 de Agosto de 2014.

Nenhum comentário:

COMO DAR PRAZER AS MULHERES

COMO DAR PRAZER AS MULHERES
Coisas simples que dão prazer as mulheres