Buda

"A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que Você acredita, torna-se realidade."
Boa leitura

Vitórias

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem, derrotas que matam, outras que despertam." Antoine de Saint-exupéry
"Gosto da sinceridade das horas que não falamos absolutamente nada. Só assim tudo é dito em absoluto." (CLARICE FREIRE)

Se sentindo romântico

"Mesmo que o tempo me leve a lugares distantes e me faça esquecer parte da minha vida. Haverá sempre lembranças de você. Prometi guarda-la em minha alma e não no meu coração, porque um dia meu coração deixará de bater, mas minha alma jamais deixará de existir..."

Turismólogo

Turismólogo
Este profissional pode assumir o papel de empreendedor, gestor e administrador, integrando todas as atividades do setor de turismo. Poderá atuar ainda em empreendimentos de turismo, na organização e administração de empresas e empreendimentos turísticos, no planejamento e execução de projetos de turismo regional, nacional e internacional, na programação e organização de atividades de lazer, na docência de cursos profissionalizantes de Turismo, na identificação e avaliação de potencial turístico. No decorrer do curso são desenvolvidos programas de qualidade voltados para o turismo, visando à satisfação do consumidor, à preservação do meio ambiente, à qualidade de vida das populações regionais, ao desenvolvimento sustentável, à formação de mão-de-obra qualificada. O profissional pode atuar em setores de empresas públicas ou privadas, relacionados ao turismo e meio ambiente, empresas de turismo e meio ambiente, escolas, universidades. (UNESPAR/CAMPUS CAMPO MOURÃO, 2014)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

RESENHA: PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO REGIONAL BRASILEIRA - Brazilian Airports

RESENHA: PARA AÉREAS, PLANO DE AVIAÇÃO É OPORTUNIDADE PARA CRESCER

OLIVEIRA, João José; MARCHESINI, Lucas. Para aéreas, plano de aviação é oportunidade para crescer. VALOR. 29 de jul de 2014.

            A reportagem divulgada no site Valor (2014), trás uma discussão sobre os subsídios que o governo dará as empresas aéreas brasileiras. Inclusive são citados trechos das opiniões dos responsáveis pelos quatros maiores empresas, sobre a necessidade do investimento nos aeroportos regionais. A principio, o objetivo governamental é construir mais 170 aeroportos, ou seja, ampliar para 270 aeroportos.
            A ideia é que os clientes se desloquem no máximo 100 km para chegarem ao aeroporto mais próximo. A cidade de Campo Mourão, por exemplo, está a 95 km do aeroporto de Maringá – PR. 100 km. Assim, evitaria congestionamentos em um único aeroporto, como acontecem em SP e Rj. (ECONOMIA, 2014)
Aeroporto de Maringá - PR
Fonte: speranzanueva.blogspot.com.br
Portanto, a ideia central é que todas as cidades possuam uma distância como a citada anteriormente.
Aeroporto Santos Dumont - RJ
Fonte: noticias.band.uol.com.br
            No entanto, a contrapontos para com a questão dos subsídios. A Revista Valor ouviu dois especialistas no assunto, um deles é André Castellini, que segundo o mesmo, a idéia do investimento no modal aéreo regional é positiva, pois, esse se mostra mais vantajoso que o investimento no sistema ferroviário e rodoviário. A mesma opinião é dada pelo Ministro Moreira Franco, em entrevista a Agencia Brasil EBC (2014). O ministro cita a importância do investimento no sistema aéreo e relembra a dificuldade encontrada para o investimento no sistema ferroviário, que era mais viável que o Rodoviário, porém, por questões políticas o modal rodoviário foi o mais investido.
Ministro Moreira Franco, 2014
Fonte: bahianegocios.com.br
Castellini levanta uma questão com relação ao investimento em aviões de portes menores, pois os mesmos, tem um custo igual ou superior à um avião de custo maior por assento.
            Antonoaldo Neves, presidente da terceira maior empresa aérea, a Azul, vê como positivo o investimento do Programa de desenvolvimento da Aviação Regional. Além, do aceleramento ao investimento em aeronaves no Brasil, o pais tende a ganhar com relação ao custo beneficio da utilização das mesmas.
            Lista de encomendas da Azul:

Há 11 aviões Embraer 195, sendo quatro para recebimento ainda em 2014 e sete com entrega em 2015. A aérea tem ainda 14 ATR 600 (cinco a receber em 2014, seis em 2015 e três em 2016). Além disso, a Azul conta com sete Airbus A330 que já estão sendo entregues de forma gradual até o fim deste ano e mais cinco A350 para 2017.
(OLIVEIRA; MARCHESINI, 2014)

            Voltando a questão dos subsídios, outro especialista opina sobre a questão. Diferente do André Castellini, o Advogado Especialista em Direito Aeronáutico, Guilherme Amaral, diz que se deve levar em consideração que os aeroportos regionais não possuem demanda suficiente para o investimento em aeronaves de grandes portes. Portanto, são aviões menores, para aeroportos menores, cita.
            No entanto, os dois especialistas concordam que deve haver um planejamento criterioso para com o subsidio, pois, se uma determina rota já é operada, então não tem por que investir na mesma. A supervisão será importante, para essa questão, pois buscará impedir que empresas busquem encaixar programas para sobreviverem do incentivo dado pelo governo. Logo, evitar que haja desvios de verbas dos objetivos que a política busca.
            Enfim, as empresas TAM e GOL que possuem mais de 70% do mercado aprovam o programa, porém, aguardam detalhes sobre o que as mesmas deverão cumprir para serem subsidiadas pelo governo. A principio os planos de subsidios entrariam em vigor no dia 1º de janeiro de 2015, mas pode ser redefinido. Só para constar, uma das medidas provisórias é de que haja isenção para o passageiro no pagamento da tarifa de embarque. O governo também financiará até 50% dos assentos nesses vôos, com o limite de 60 lugares. Esses são alguns dos critérios para a adesão ao programa.


REFERÊNCIAS


AGÊNCIA BRASIL EBC. Disponível em: < http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-07/plano-de-aviacao-regional-preve-investimentos-em-270-aeroportos > Acessado dia 16 de Agosto de 2014

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=28/07/2014 > Acessado dia 16 de Agosto de 2014

ECONOMIA. Aeroportos. Disponível em:<http://economia.uol.com.br/noticias/efe/2014/04/15/aeroporto-santos-dumont-vive-dias-de-caos-apos-atrasos-e-cancelamento-de-voos.htm > Acessado dia 16 de Agosto de 2014

OLIVEIRA, João José; MARCHESINI, Lucas. VALOR. Disponível em: < http://www.valor.com.br/brasil/3631250/para-aereas-plano-de-aviacao-e-oportunidade-para-crescer > Acessado dia 16 de Agosto de 2014.



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