Buda

"A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que Você acredita, torna-se realidade."
Boa leitura

Vitórias

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem, derrotas que matam, outras que despertam." Antoine de Saint-exupéry
"Gosto da sinceridade das horas que não falamos absolutamente nada. Só assim tudo é dito em absoluto." (CLARICE FREIRE)

Se sentindo romântico

"Mesmo que o tempo me leve a lugares distantes e me faça esquecer parte da minha vida. Haverá sempre lembranças de você. Prometi guarda-la em minha alma e não no meu coração, porque um dia meu coração deixará de bater, mas minha alma jamais deixará de existir..."

Turismólogo

Turismólogo
Este profissional pode assumir o papel de empreendedor, gestor e administrador, integrando todas as atividades do setor de turismo. Poderá atuar ainda em empreendimentos de turismo, na organização e administração de empresas e empreendimentos turísticos, no planejamento e execução de projetos de turismo regional, nacional e internacional, na programação e organização de atividades de lazer, na docência de cursos profissionalizantes de Turismo, na identificação e avaliação de potencial turístico. No decorrer do curso são desenvolvidos programas de qualidade voltados para o turismo, visando à satisfação do consumidor, à preservação do meio ambiente, à qualidade de vida das populações regionais, ao desenvolvimento sustentável, à formação de mão-de-obra qualificada. O profissional pode atuar em setores de empresas públicas ou privadas, relacionados ao turismo e meio ambiente, empresas de turismo e meio ambiente, escolas, universidades. (UNESPAR/CAMPUS CAMPO MOURÃO, 2014)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

PNMT CAMPO MOURÃO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a caracterização do Município de Campo Mourão Paraná, dando ênfase para as atividades do turismo, visto que o foco é apresentar para o leitor os benefícios trazidos pelo Plano Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), e a atual situação do município referente ao turismo.
 Para o levantamento dos dados citados nesse trabalho foram usados como base o site da cidade de Campo Mourão-PR e a cartilha com orientações praticas as instancias de Governança do estado do Paraná.  

PREFEITURA. Governo, 2015


CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO PARANÁ

Campo Mourão - Paraná é a 21ª entre as 50 cidades mais populosas do Paraná. Sua distancia em relação a capital do Paraná (Curitiba) e de aproximadamente 450 quilômetros. Campo Mourão é a cidade-polo da Microrregião 12, que agrega 25 municípios, somando uma população regional de aproximadamente 357 mil habitantes. (PREFEITURA, 2015).
A atividade predominante no município é a agricultura, o plantio de soja é milho são os principais produtos, assim o agronegócio é um dos fatores que fortalece a economia do local. O município possui inúmeras potencialidades, que estão presentes não só na agricultura, mas na indústria, no comércio e no turismo. No comercio, por exemplo, quem visita Campo Mourão tem acesso a boa estrutura de atendimento em hotéis e restaurantes. Vale salientar que próximo ao município existem pousadas e parques ecológicos que complementam esta paisagem natural e interiorana.   
Além da gastronomia, (Campo Mourão com a festa típica Carneiro no Buraco), o turismo em áreas naturais também chama a atenção, os locais para contemplar esse tipo de turismo é o Parque Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), o Eco Museu do Saneamento, Parque Estadual Lago Azul – Usina Mourão, Estação Ecológica do Cerrado, a Usina do Conhecimento, além do turismo religioso, como a visitação a Catedral de São José, a Capela Nossa Senhora da Aparecida. A Estação da Luz, o Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira e o Teatro Municipal complementam os atrativos que Campo Mourão oferece. (PARANATURISMO, 2015)


BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELO PLANO NACIONAL DE MUNICIPALIZAÇÃO DO TURISMO (PNMT)

Atualmente o município de Campo Mourão se encontra em desenvolvimento em relação ao turismo. Campo Mourão foi contemplado com a 1ª Comenda do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) e recebeu os selos de Município Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo, e o de Município engajado no Programa de Melhoria da Qualidade do Produto Turístico Brasileiro, conferidos pelo Ministério do Esporte e Turismo e pela EMBRATUR. . (PREFEITURA, 2015). A Retur que surgiu com o PNMT, também tem auxiliado no desenvolvimento do turismo regional, realizando alianças entre os poderes, mediante projetos com bases na geração de renda e desenvolvimento turístico. (RETUR, 2015)
Alguns dos incentivos são: atualmente o Paraná possui 14 regiões turísticas, o objetivo é abranger determinadas regiões com roteiros, de forma a complementar os atrativos, os serviços e os segmentos de distintas cidades fazendo que não haja turismo em um único município. Dessa forma, o objetivo também é ampliar o mercado turístico e beneficiar um maior número de atores locais. (PARANÁ, 2009).
Campo Mourão é pertencente à Região Turística: Roteiros da COMCAM (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão). Nessa comunidade existem aproximadamente 25 municípios e o objetivo da COMCAM é fortalecer a aliança entre os poderes públicos e privados a comunidade. Portanto, planejar e promover as regiões mais isoladas, buscando um maior aproveitamento de recursos financeiros para toda a região, estruturando os destinos turísticos, qualificando mãos de obras e se tornar mais competitivo perante o mercado.
A lei 861 de 10/04/1994 cria o Conselho Municipal de Turismo e dá outras providências, revogando a Lei 022/68. Três anos depois, em dezembro de 1997 é criado o Fundo Municipal de Turismo, destinado à capacitação e aplicação de recursos visando o desenvolvimento turístico e econômico do município. (ALVES, 2014)
  A COMCAM realiza uma festa anual para promover e atrair turistas para as cidades pertencentes a esta comunidade. Favorecendo a divulgação das cidades, dentre elas encontra-se Campo Mourão com seus atrativos naturais e culturais, com destaque para a gastronomia, formado pela tradicional Festa do Carneiro no Buraco, fomentando a atração de turistas.
A EMBRATUR autarquia ligada ao Ministério de Turismo, incluiu Campo Mourão na categoria de Município Turístico (MT). A avaliação considera um conjunto de fatores e variáveis abrangentes de características físico-geográficas, histórico-culturais e econômicos e tal selo se deu levando em conta a inclusão de Campo Mourão no PNMT (PREFEITURA, 2015). Segundo dados da prefeitura de Campo Mourão, o município não possui ainda novos propostas de desenvolvimento e fomento do turismo para os próximos anos. Quantos aos dados sobre valores de investimentos não foram divulgados no site.

By: Edilson Luis Fernandes; Raul Lennon; Gercilaine Rieling
  


REFERÊNCIAS


ALVES, Larissa de Mattos. Poder Local: O Poder Legislativo de Campo Mourão – Paraná na Gestão do Turismo Local. Campo Mourão: Unespar, 2014.

PARANÁ. Turismo. Regiões Turisticas do Estado do Paraná. Disponivel em: < http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=946 > Acessado dia 10/11/15.

PARATURISMO. Disponivel em: < http://www.paranaturismo.com.br/?p=2403 > Acessado dia 09/11/15

PNT. Plano Nacional de Turismo 2013 – 2016. O turismo fazendo muito mais pelo Brasil. Brasil: Ministério do Turismo, 2013

PREFEITURA. Prefeitura de Campo Mourão – Paraná. Disponível em; < http://www.campomourao.pr.gov.br/ >  Acessado dia 09/11/ 2015.


RETUR. Disponivel em: < http://www.turismoregional.com.br/quemsomos > Acessado dia 09/11/15.

Nenhum comentário:

COMO DAR PRAZER AS MULHERES

COMO DAR PRAZER AS MULHERES
Coisas simples que dão prazer as mulheres