REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO
BRASIL. Plano Nacional de Turismo 2007/2010. Uma viagem de
inclusão. Macroprograma. Brasil: Ministério do Turismo, 2007.
A
Regionalização do turismo é um programa federal lançado em abril de 2004. O
mesmo é financiado pelo PRODETUR e o PROECOTUR. A proposta do programa é estruturar e ordenar
a oferta turística no país, logo, ela constitui-se como um modelo de gestão de
politicas publicas. O conceito desse programa é voltado para as questões
estratégicas, parcerias, integração e cooperação dos setores que geram produtos
e serviços capazes de gerarem renda econômica para a comunidade.
Os
objetivos principais desse programa é promover o desenvolvimento e
desconcentração turística, apoiar o planejamento e desenvolvimento de regiões turísticas,
diversificar os produtos que contemplam a pluralidade cultural, fomentar a
agregação de valores ás ofertas turísticas, potencializar os benefícios das atividades
para as comunidades locais e dinamizar as economias regionais.
Incorpora
nesse programa a segmentação da Oferta Turística, que é o planejamento, a
gestão de produtos, roteiros e destinos que mostrem as peculiaridades de
determinadas regiões. A oferta turística ganha maior importância para setor
quando em sua essência está o diferencial na produção artesanal, industrial e agropecuário
local, porque, partindo desses pontos a gestão é capaz de planejar a agregação
de valores aos produtos turísticos, ou seja, produção associada ao turismo. Na
oferta turística, a roteirização é de grande apoio para a construção da
agregação de valor, porque ela é voltada para a construção de parcerias que
promovem a integração e o comprometimento com os atores locais. Logo, busca não
só a questão econômica, mas o resgate a preservação cultural e ambiental da
região e quem tem o papel principal para tais ações é a iniciativa privada e o
programa servirá como indutor desse processo.
Atualmente o Paraná possui 14 regiões turísticas, o objetivo é abranger
determinadas regiões com roteiros, de forma a complementar os atrativos, os
serviços e os segmentos de distintas cidades fazendo que não haja turismo em um
único município. Dessa forma, o objetivo também é ampliar o mercado turístico e
beneficiar um maior número de atores locais.
Campo
Mourão é pertencente à Região Turística: Roteiros da COMCAM (Comunidade dos Municípios da
Região de Campo Mourão). Nessa comunidade existem aproximadamente 25 municípios
e o objetivo da COMCAM é fortalecer a aliança entre os poderes públicos e
privados a comunidade. Portanto, planejar e promover as regiões mais isoladas,
buscando um maior aproveitamento de recursos financeiros para toda a região,
estruturando os destinos turísticos, qualificando mãos de obras e para se
tornar mais competitivo perante o mercado.
A COMCAM realiza uma festa anual para
promover e atrair turistas para as cidades pertencentes a esta comunidade.
Favorecendo a divulgação das cidades, dentre elas encontra-se Campo Mourão com
seus atrativos naturais e culturais, com destaque para a gastronomia, formado
pela tradicional Festa do Carneiro no Buraco, fomentando a atração de turistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário