Universidade
Estadual do Paraná – Campus de Campo
Mourão
Curso de Turismo e Meio Ambiente
Docente: Profº Me. Carla Caroline Holm
Acadêmicos: Edilson Luis Fernandes; Fernando Henrique
Ferrari
Mercados Emergentes do Turismo: Casais sem filhos
Uma das definições da palavra emergente
segundo o dicionário infopédia é: que emerge; que vem a superfície, ou seja,
aquilo que está se desenvolvendo, o que, quando se aplica ao turismo, está
relacionado aos destinos com procura em alta por uma demanda de turistas que
está cada vez mais segmentada e exigente, buscando sair do tradicional para o
que é exótico e novo.
Os mercados emergentes são os
principais impulsionadores do turismo no mundo, e em 2013 atingiu 3,6% do PIB
mundial, segundo o site Mercado e Eventos, já que graças as novas tecnologias e
ferramentas, os turistas têm acesso mais facilitado à informações e destinos
que são tendências.
Muitos dos destinos que estão em
alta, acabam utilizando da segmentação de mercado para atrair um público
específico de acordo com o que é ofertado, segundo LAGE (1992) a segmentação é
uma estratégia de marketing que busca uma maior otimização do setor, seja pelas
empresas turísticas buscando maximização nos lucros ou pelos turistas buscando
maximizar sua satisfação. Para a segmentação de mercado as variáveis mais
importantes são idade, e ciclo de vida.
Quanto ao ciclo de vida,
observa-se, por exemplo, as viagens realizadas pelos casais jovens ou velhos,
distintas para os indivíduos com filhos e sem filhos; igualmente para os
descasados, viúvos, aposentados e outros. Os interesses são diversos, e variam
de forma dinâmica para cada momento e circunstância de suas vidas. (LAGE, 1992)
O Curioso Turismo de Guerra.
Acreditamos que o titulo resume a visão tida por muitos, a questão da
curiosidade humana. Nesse trabalho de agenciamento apresentado para a turma do
4º ano de Turismo e Meio Ambiente da UNESPAR mostraremos a visão dos turistas,
que buscam vivenciar emoções, histórias, relatos imagens nas localidades de
grandes impactos relacionados a confrontos da guerra.
Por que desejo de visitar esses
países que já passaram por tanta violência? Quem busca visitar países e cidades
que foram palcos de guerras tem a intenção de vivenciar a história que hoje é
só vista em depoimentos de jornalistas, em livros escolares e nos noticiários.
Segundo o site Uol Viagens (2015), uma das particularidades de buscar o turismo
de guerra é a pouca contaminação do Turismo de Massa, ou seja, não existe um
grande número de estrangeiros, além é claro do baixo custo dos atrativos e
também da hospitalidade do local.
Vessoni (2012), divulga no site
da UOL que em Saravejo que está localizado na Bósnia atraiu mais de 231 mil
estrangeiros no ano de 2011. A principal intenção dos turistas é visitar as
igrejas, mesquitas, sinagogas, construções históricas, prisões utilizadas para
os judeus, artefatos militares entre outros. Vale salientar, uma pergunta: quem
nunca parou para imaginar o que se passava pela cabeça dos comandantes
militares? Lembremo-nos de Hitler, que para alguns ainda é considerado herói e
para outros um monstro!
Já na Normandia que está
localizado na França, o Turismo de Guerra é bastante requisitado,
principalmente pela questão dos transportes, pois existe acessibilidade em
todos os pontos turísticos. Na cidade de Picardia, também na França existe o
mesmo Turismo. Quanto aos locais de visitas o que se busca são os monumentos e
museus relacionados à Batalha da Normandia, os Memorias Britânicos, memoriais
Canadenses, Praia em Utah Beach e Cemitérios militares.
Rao (2013) relata no site Fugas
Viagens que o Iraque também faz parte da modalidade Turismo de Guerra, no
entanto, o governo tenta mudar essa visão, pois a religiosidade é o mais
fomentado nos pais! Porém, a onda de violência crescente tende a afastar os
estrangeiros, logo, se reduz o aquecimento econômico do turismo.
Por fim, o ultimo pais trazido
por esse trabalho é o Vietnã. Esse foi atacado pelos EUA em 1954. Nos 20 anos
de guerra entre os dois países mais de 3 milhões de pessoas foram mortas e mais
de 2 milhões de pessoas ficaram inválidas, conforme cita o jornalista Marcelo
Duarte ( 2013). No entanto, essas informações e o que foi deixado pela guerra
tornaram-se atrativos turísticos, como: os campos de concentrações, os tanques
de guerras, os veículos, os armamentos, os aviões, as bombas desativadas, as
armadilhas construídas pelos vietnamitas, os tuneis subterrâneos, os
esconderijos, logo, tudo que foi citado foi utilizado para lucrar após a
guerra. No site Guia do Turismo (2013), relata que os turistas que aderem
pacotes para visitar os locais citados podem ate mesmo utilizar os armamentos.
Portanto, o Turismo de Guerra
cabe a questão solicitada, no caso, turismo para casais sem
filhos.
REFERÊNCIAS
DESTINO
SEGUNDO A GUERRA. Disponivel em: < http://www.destinosegundaguerra.com.br/ >
Acessado dia 19/07/15
DUARTE,
Marcelo. 2013. Disponivel em:< http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2013/07/29/o-curioso-turismo-de-guerra-do-vietna/ >
Acessado dia 19/07/15.
FOLHA UOL.
Turismo de Guerra. Diponivel em: < http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/05/1447791-historias-da-primeira-guerra-mundial-atraem-turistas-a-picardia-na-franca.shtml >
Acessado dia 19/07/15
INFOPÉDIA.
Dicionários Porto Editora. Diponível
em: <http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/emergente>
Acesso em 16/07/2015
LAGE.
Beatriz Helena G. 1992. Segmentação do
Mercado Turístico. Disponível em: <
www.spell.org.br/documentos/download/29027> Acesso em 17/07/2015
MERCADOS E
EVENTOS. Mercados emergentes impulsionam
turismo no mundo. Disponível em:
<http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/105493/mercados-emergentes-impulsionam-turismo-no-mundo>
Acesso em 16/07/2015
RAO,
Prashant. 2013. Disponivel em:
< http://fugas.publico.pt/Viagens/323505_no-iraque-ha-sempre-turistas-a-dispararem-as-maquinas-fotograficas >
Acessado dia 19/07/15
VESSONI, Eduardo. 2012.
UOL. Saravejo, Bósnia. Disponivel em: < http://viagem.uol.com.br/noticias/2012/12/03/vinte-anos-depois-do-inicio-da-guerra-da-bosnia-sarajevo-renasce-para-o-turismo.htm#fotoNav=2> Acessado dia
19/07/15
Nenhum comentário:
Postar um comentário