Buda

"A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que Você acredita, torna-se realidade."
Boa leitura

Vitórias

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem, derrotas que matam, outras que despertam." Antoine de Saint-exupéry
"Gosto da sinceridade das horas que não falamos absolutamente nada. Só assim tudo é dito em absoluto." (CLARICE FREIRE)

Se sentindo romântico

"Mesmo que o tempo me leve a lugares distantes e me faça esquecer parte da minha vida. Haverá sempre lembranças de você. Prometi guarda-la em minha alma e não no meu coração, porque um dia meu coração deixará de bater, mas minha alma jamais deixará de existir..."

Turismólogo

Turismólogo
Este profissional pode assumir o papel de empreendedor, gestor e administrador, integrando todas as atividades do setor de turismo. Poderá atuar ainda em empreendimentos de turismo, na organização e administração de empresas e empreendimentos turísticos, no planejamento e execução de projetos de turismo regional, nacional e internacional, na programação e organização de atividades de lazer, na docência de cursos profissionalizantes de Turismo, na identificação e avaliação de potencial turístico. No decorrer do curso são desenvolvidos programas de qualidade voltados para o turismo, visando à satisfação do consumidor, à preservação do meio ambiente, à qualidade de vida das populações regionais, ao desenvolvimento sustentável, à formação de mão-de-obra qualificada. O profissional pode atuar em setores de empresas públicas ou privadas, relacionados ao turismo e meio ambiente, empresas de turismo e meio ambiente, escolas, universidades. (UNESPAR/CAMPUS CAMPO MOURÃO, 2014)

quinta-feira, 12 de junho de 2014

CAMPO MOURÃO - ESTUDO NO PARQUE DO LAGO JOSÉ TEODORO DE OLIVEIRA.

Titulo: A degradação ambiental do Parque do Lago


RESUMO

O parque do lago Joaquim Teodoro de Oliveira, é um parque de uso público, portanto foi constituído como uma área de lazer para a população de Campo Mourão e visitantes de outras regiões e municípios. Contudo, percebemos que ele esta bastante danificado, visando contribuir para a conservação e sensibilização das pessoas com relação ao uso desse espaço. Apresenta-se um estudo em unidades de paisagens (UPs) do Parque do Lago, para isso foram elaboradas pesquisas de campo, estudo de mapas, imagens de satélite e analises de tabelas. Preliminarmente, constatamos que alguns freqüentadores do parque não possuem a conscientização das degradações que pode ser causadas pelos resíduos deixados no parque. A reestruturação do bosque é importante, pois atrairá mais turistas para aquela área, portanto, gerando renda econômica para o município de Campo Mourão, além da preservação da fauna e flora.

Palavras-chave: Unidades de paisagens; Parque do Lago; Conservação; Campo Mourão.

INTRODUÇÃO

Conforme notamos na pesquisa de campo, o Parque do lago possui diversos atrativos, além da paisagem natural. A área para recreamento é um dos atrativos, pois é um local onde geralmente as os visitantes costumam se reunir para lanchar, conversar e manter as crianças se divertindo nos brinquedos rústicos (feitos de madeiras), que lá estão ex: balanços, escorregas, possui também uma parada para exercícios físicos.

O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, conhecido na região como Parque do Lago de Campo Mourão-PR, é uma área ecotonal entre a Floresta Estacional Semi-decidual Montana e Floresta Ombrófila Mista Montana (PAROLIN, 2011).
Figura: Parque do Lago José T. Oliveira (Bosque)
Fonte: Tribuna do Interior

Segundo o IBGE (2013), Campo Mourão possui mais de 85 mil habitantes, é uma cidade de grande potencial turístico, como é o caso do turismo de negócios, turismo gastronômico, turismo rural, turismo agropecuário, turismo de eventos e outros. Sendo assim, é essencial a preservação do ponto turístico da cidade, para continuar atraído pessoas de toda a região.

OBJETIVO

O objetivo desse estudo é observar, coletar dados e informações do Parque do Lago, visando sensibilizar as pessoas para uso e preservação do ambiente como ponto turístico. A preservação desse ambiente irá atrair mais frequentadores para o Parque do Lago, gerará rendas as pessoas que trabalham em torno do mesmo, ex: os sorveteiros, lanches, carrinhos de cana-de-açúcar e outros, importante como fonte de renda para o sustento dessa população menos favorecida pelo sistema de economia do município.
Figura: Parque do Lago José T. Oliveira

Para esse estudo dividimos a região do Parque do Lago e seu entorno em 10 Unidades de Paisagem, a saber: U.P. 1 Área urbana; 2 Lago das Vitórias Régias; 3 Lago principal; 4 Bosques; 5 Nicho; 6 assoreamento; 7 Área de vegetação natural; 8 Gramado; 9 Afloramento de Rochas; 10 Área de recreação. A partir do estudo dessas unidades representadas nas tabelas, poderemos dizer como esta a conservação do Parque do Lago Joaquim Teodoro de Oliveira.

  • Os quadros com os dados técnicos não foram distribuídos nessa postagem.
REFERENCIAL TEÓRICO

Para Chaves (2008, p. 2), Maio Ambiente, se considera como el entorno de un organismo, con los cuales interactúan los seres vivos, el conjunto de las condiciones e influencias externas que afectan la vida y el desarrollo de un organismo. En ese caso, se considera como el medio físico, químico, abiótico y biótico de cualquier organismo vivo. Nesse caso o Parque do Lago, tem todos esses organismos que fala o autor e que devem ser preservado para que não haja impacto sobre essapaisagem.
Devemos considerar o Meio Ambiente, “Como el medio global, formado por el entorno natural, los objetos que son los artefactos de la civilización y el conjunto de todos los fenómenos sociales, económicos y culturales que transforman a los individuos y grupos humanos, por lo que estaría integrado por tres aspectos interrelacionados (Sabes, apud Mateo, 1999).

• El resultado material de la acción humana, o sea la Naturaleza transformada por el trabajo social.
• Los diferentes flujos y relaciones que integran los diversos objetos creados por la acción humana.
• Los seres humanos, caracterizados por sus relaciones sociales, su cultura, ideas, mitos, símbolos, utopías y conflictos. (CHAVES 2008)
Nesse sentido podemos observar que não é só o meio ambiente físico que interessa, mas o meio ambiente humano e construído que forma a paisagem do parque, esses são aspectos importantes para se pensar à análise da paisagem e suas unidades.

RESULTADOS

Ao adentrarmos no Parque do Lago, foi nítido o descaso com o local, pois a mais de cinco anos o parque está em obras e nada fora resolvido. Hoje o lago é apenas um lamaçal, por conta do assoreamento.
Quanto às caminhadas, é permitido por entre a vegetação - estradas estreitas de asfalto, no entanto, não é zelado, pois notamos no local: lixos jogados por todas as partes, os freqüentadores dali não entendem o mal que causam ao jogar sacolas plásticas, vidros, papéis etc. Os plásticos não de decompõem de uma hora para outra, os papéis facilitam um possível incêndio e os vidros acumulam água, onde mosquitos causadores de doenças procriam.
Podemos precaver esse impasse de degradação, com o aumento do efetivo dos vigias, instalações de mais lixeiras nos caminhos entre a vegetação, cobrar a limpeza de todos os locais, especialmente nos ambientes mais visitados, porque é ali o maior foco de lixos. (Revista Ciências do Ambiente On-Line, 2007).


IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS:

Notamos que serão necessárias implantação de políticas públicas na esfera municipal e estadual, para possível estruturação e melhor utilização da área do Parque do Lago Joaquim Teodoro de Oliveira.


REFERÊNCIAS

IBGE: Disponivel em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=410430 > Acesso: 12 de junho de 2014

CHAVEZ. S. E. MEDIO AMBIENTE , PAISAJE Y OTRAS CATEGORIAS DE INTERES. Universidad de Havana, 2008.

MASSOQUIM, N. G. Clima e Paisagem na MNMesorreagião Centro Ocidental Paranaense. (Tese de Doutorado), USP, São Paulo: 2010.

PAROLIN, Eloisa Silva de Paula; PAROLIN, Mauro. I Simpósio de Estudos Urbanos-SEURB. Fecilcam, 2011.

PLATIAU, Ana Flávia Barros, et al. Artigo: Meio ambiente e relação internacionais: perspectivas teóricas, respostas institucionais e novas de debates. Disponível em: < http://www.apucarana.pr.gov.br/institucional/pontos-turisticos> Acessado dia 20/09/12 as

TRIBUNA DO INTERIOR. Disponivel em: < http://www.itribuna.com.br/dia/imagem-do-dia/2012/2/27/> Acesso: 20/09/12

Nenhum comentário:

COMO DAR PRAZER AS MULHERES

COMO DAR PRAZER AS MULHERES
Coisas simples que dão prazer as mulheres