Buda

"A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que Você acredita, torna-se realidade."
Boa leitura

Vitórias

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem, derrotas que matam, outras que despertam." Antoine de Saint-exupéry
"Gosto da sinceridade das horas que não falamos absolutamente nada. Só assim tudo é dito em absoluto." (CLARICE FREIRE)

Se sentindo romântico

"Mesmo que o tempo me leve a lugares distantes e me faça esquecer parte da minha vida. Haverá sempre lembranças de você. Prometi guarda-la em minha alma e não no meu coração, porque um dia meu coração deixará de bater, mas minha alma jamais deixará de existir..."

Turismólogo

Turismólogo
Este profissional pode assumir o papel de empreendedor, gestor e administrador, integrando todas as atividades do setor de turismo. Poderá atuar ainda em empreendimentos de turismo, na organização e administração de empresas e empreendimentos turísticos, no planejamento e execução de projetos de turismo regional, nacional e internacional, na programação e organização de atividades de lazer, na docência de cursos profissionalizantes de Turismo, na identificação e avaliação de potencial turístico. No decorrer do curso são desenvolvidos programas de qualidade voltados para o turismo, visando à satisfação do consumidor, à preservação do meio ambiente, à qualidade de vida das populações regionais, ao desenvolvimento sustentável, à formação de mão-de-obra qualificada. O profissional pode atuar em setores de empresas públicas ou privadas, relacionados ao turismo e meio ambiente, empresas de turismo e meio ambiente, escolas, universidades. (UNESPAR/CAMPUS CAMPO MOURÃO, 2014)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PARQUE ESTADUAL VILA RICA DO ESPIRITO SANTO - FÊNIX - PARANÁ

            No dia 13 de setembro de 2014 às 13h30min os acadêmicos do Curso de Turismo e Meio Ambiente da UNESPAR partiram de Campo Mourão à Fênix, cidade que está a 68 km da mesma. A partida se deu após uma breve informação sobre o local que seria visitado, no caso, o Parque Nacional Vila Rica do Espírito Santo.  Os professores Ângelo Marcotti, Simone Vassallo e Juliana Teixeira foram os que acompanharam os acadêmicos no trabalho de campo, que se deu no dia já citado.
Entrada do Parque Estadual Vila Rica do Espirito Santo
Fonte: https://vanderdissenha.files.wordpress.com/2010/01/fenixa.jpg
            Cada professor solicitou que seus alunos fizessem determinadas verificações se baseando nas suas respectivas disciplinas. A professora Simone é de Transportes, a Prof. Juliana é de Patrimônio Cultural e Prof. Ângelo é da disciplina de Ecologia e Geografia. Logo, este relatório se baseará nos conhecimentos adquiridos em sala de aula na disciplina de Transportes e, portanto, trará informações sobre trajeto de Campo Mourão ao Parque Nacional Vila Rica do Espírito Santo em Fênix – PR, inclusive o interior do parque, ou melhor, suas trilhas.
            Primeiramente, todos se encontraram na Avenida Guilherme de Paula Xavier, enfrente ao Teatro Municipal de Campo Mourão, onde pegaram o ônibus que foi cedido pela prefeitura. O mesmo se encontrava em bom estado, estava limpo e seguro, inclusive, todos os acentos possuíam cintos de segurança e nas janelas traziam informações para nos casos de pânico, ou seja, eventuais acidentes. Quanto ao motorista, ele estava alinhado, porém, sem um uniforme especifico. Vale ressaltar que ele se mostrou bastante profissional com a questão do respeito e educação para com todos os passageiros.
            O percurso realizado não teve alterações, logo, não saiu do planejado. As estradas estavam boas, com pouca transição de veículos e sinalizadas. Exceto no destino, no caso, Fênix. Talvez tenha passado despercebido pelos acadêmicos, porém, não foram avistadas placas que indicassem a localização especifica do Parque Nacional Vila Rica do Espírito Santo. Essa informação não foi encontrada nem mesmo nos meios eletrônicos. Partindo sentido ao parque, da área urbana à rural, foi entorno de 20 minutos de ônibus. No trajeto, uma pequena parte é de estrada de terra, que poderá comprometer seu acesso nos períodos chuvosos, deduzimos.
            Já no destino, as trilhas não eram acessíveis a todos, já que pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes) não teriam acessos a esses locais. Outra questão é que como citado anteriormente, o período chuvoso também pode comprometer o acesso.
Fonte: http://www.aman.pt/images/maxshop/fotos/prod_img_0430184001329146853_22427.jpg
             As trilhas não possuem infraestrutura para receber pessoas em períodos chuvosos, para deixar claro, caso tenha chovido um dia antes, por exemplo, a trilha citada se torna escorregadia, já que as presenças de vegetações rasteiras eram nítidas (espécie de Limo).
            No mais, tudo ocorreu bem, pois todos tiveram oportunidade de conhecer de perto as questões estudadas apenas em sala de aula. Puderam verificar algumas necessidades, que parques como esse citados no relatório possuem, como: infraestruturas para as trilhas, informações nos meios eletrônicos, sinalizações, profissionais qualificados e locais de apoio para as necessidades básicas dos visitantes que não cabem relatar nesse trabalho.

  • Retificação: endereço: Estrada Porto Velho, CEP 86950-000, Fênix - PR
  • Bioma: Mata Atlântica
  • E-mail para contato: p.e.lagoaazul@onda.com.br

REFERÊNCIAS

PLANO DE MANEJO DO PARQUE NACIONAL VILA RICAD O ESPIRITO SANTOS. Disponivel em: < http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/Plano_de_Manejo/Parque%20Estadual%20Vila%20Rica%20del%20Espirito%20Santo/introducao.pdf > Acessado dia 26 de setembro de 2014


Nenhum comentário:

COMO DAR PRAZER AS MULHERES

COMO DAR PRAZER AS MULHERES
Coisas simples que dão prazer as mulheres